Situação de entrega dos Municípios.
Início > Municípios > Situação de Entrega
SITUAÇÃO DE ENTREGA
Na Situação de Entrega (i), é possível consultar dados sobre os Municípios que transmitiram (ii) os dados e os Municípios que não transmitiram (iii) os dados ao SIOPS.
As 3 (três) consultas ao histórico de transmissões permitem acompanhar: a série histórica desde 2000 até o momento atual e consultar totais de municípios regularizados e autenticados. Na consulta à Situação de Entrega é possível observar a evolução da Situação de Entrega dos Municípios a partir de 2000:
(i) O que é "Situação de Entrega"?

A Situação de Entrega mostra qual a resposta dos Municípios em relação ao SIOPS. Esta situação mostra basicamente 2 status: os Municípios que transmitiram os dados e os Municípios que não transmitiram os dados ao SIOPS.
(ii) O que é "Municípios que transmitiram"?

Nessa consulta sobre a Situação de Entrega, os Municípios que transmitiram os dados contemplam 2 casos: aqueles que aplicaram o limite mínimo constitucional previsto na EC-29 e os que não aplicaram o mínimo constitucional. Neste último caso, tais Municípios tiveram a possibilidade de assinar um Termo de Compromisso, a partir de 2004, comprometendo-se a aplicar o valor faltante no ano seguinte (Resolução 322 do Conselho Nacional de Saúde).
(iii) O que é "Municípios que não transmitiram"?

Os Municípios que não transmitiram os dados ao SIOPS também podem ser classificados em 2 blocos: aqueles que têm a possibilidade de enviar os dados ao SIOPS mas ainda não o fizeram até a data da consulta, e os que não enviaram os dados por impossibilidade de preencher o sistema devido a indisponibilidade de dados. Neste caso, os Municípios enviam documentos ao SIOPS que, depois de analisados pelos técnicos do SIOPS, são definidos como SB (sem balanço).
(iv) O que é "Municípios Regularizados"?

Outra classificação relevante são os Municípios Regularizados de acordo com o SIOPS. São considerados como tal, os Municípios que transmitiram os dados ao SIOPS e os Municípios que constam na base de dados do sistema como Sem Balanço - SB (ou seja, não transmitiram por inacessibilidade aos dados). Esta é uma informação relevante, pois os municípios só conseguem transmitir os dados de determinado ano se estiverem regularizados no ano anterior.
(v) O que é "Municípios com Usuários Autenticados"?

Por fim, podemos realizar consultas referentes à quantidade de Municípios com Usuários Autenticados. Neste caso, são considerados como autenticados aqueles municípios que transmitiram os dados ao SIOPS e cujos usuários, que são os responsáveis pela transmissão dos dados, foram autenticados pela equipe responsável pelo SIOPS. O processo de autenticação do usuário foi implementado no SIOPS anual de 2004. Visando garantir maior segurança ao processo, foi instituída senha para o responsável pela transmissão dos dados, que é criada no momento da gravação do arquivo de transmissão; Ao gravar o arquivo para transmissão, o programa abre uma tela de "Login" onde o responsável pela transmissão dos dados do SIOPS deverá cadastrar o número do CPF (pessoa física) ou do CNPJ (pessoa jurídica: escritório de contabilidade), o nome, o e-mail e criar uma senha pessoal e intransferível; Após este procedimento, os dados podem ser transmitidos normalmente, sendo que o nome e o número do CPF (ou do CNPJ) do responsável pela transmissão aparecerão no recibo, emitido após a transmissão; Os dados do Município serão enviados ao banco de dados do SIOPS e disponibilizados na Internet, com a ressalva de que as informações transmitidas somente serão consideradas válidas após a autenticação do usuário cadastrado; Para que ocorra a autenticação é necessário o envio do original do recibo de transmissão, devidamente assinado e carimbado tanto pelo Prefeito quanto pelo Contador do Município, ao Ministério da Saúde, via correio. Com isso, fica registrado que o responsável pela transmissão enviou os dados sob a aquiescência do gestor municipal; O cadastro do responsável pela transmissão ficará armazenado no banco de dados sendo as informações validadas após a autenticação, que consiste na verificação dos dados do recibo de transmissão pela equipe do SIOPS e autenticação do usuário via internet; Nas próximas transmissões dos dados, caso não haja alteração do responsável pela transmissão (login com opção "Usuário Autenticado"), não será necessário o envio de novo recibo à Coordenação do SIOPS, pois a autenticação será automática. Porém, sempre que ocorrer mudança do responsável pela transmissão (login com opção "Usuário Novo"), será imprescindível a realização de novo procedimento de envio do recibo para ser autenticado.

Ouvidoria 

Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G
Brasilia-DF / CEP: 70058-900

Acesse o serviço CartaSUS e avalie seu atendimento.

Acessos
Acesso Destaques DoencasCronicas Guia de sinalização de serviços e unidades do SUS
 
Assinatura